..:: Home : News : Milestones : Publications : Innovations : Research : R&D Network : Services : Team : About Glass : Photos : Discussion List : Who is who : Materials Research : Links ::..

 

home > news 

Breve Histórico

 A idéia de fundar uma Sociedade Brasileira de Materiais vem sendo discutida ao longo dos anos, mas de forma setorizada e descoordenada. Em algumas ocasiões, como nos CBECIMAT, iniciativas foram apontadas, mas não tiveram continuidade. Entretanto, tem crescido progressivamente na comunidade brasileira o contingente de pesquisadores de materiais e, consequentemente, a necessidade de se congregarem numa sociedade científica interdisciplinar. Mais recentemente, em 1998, na ocasião do evento denominado  Frontiers in Materials Research, Technology and Education, A Workshop to Advance Pan-American Collaboration”, realizado no Rio de Janeiro sob co-patrocínio da National Science Fundation, NSF, e do CNPq, ficou evidente a falta que fazia à comunidade brasileira de materiais não dispor de uma sociedade científica organizada e que a representasse. Tal fato não ocorria com as outras delegações desse evento Pan-Americano, como as dos EUA, do México e da Argentina. A própria comunidade internacional da área tem  manifestado surpresa com a inexistência deste tipo de sociedade no Brasil. Motivados em superar esta deficiência e contribuir para a organização da pesquisa de materiais no Brasil, nos propusemos a coordenar as atividades que visam à fundação desta sociedade científica. Recebemos o incentivo do CNPq assim como  o de entidades internacionais vinculadas à pesquisa de materiais.

 Em abril do presente ano foi enviado por e-mail, com base em uma mailing list de pesquisadores de materiais fornecida pelo CNPq, um convite para a fundação da SBPMat. Aquela carta-convite apresentava a motivação para cristalizar esta idéia, o formato desta nova sociedade - genuinamente INTERDISCIPLINAR, voltada para os interesses de PESQUISA em MATERIAIS no Brasil -  e o incentivo que tínhamos recebido por parte da comunidade nacional e internacional. A carta trazia anexo o apoio manifestado pelo CNPq e por entidades internacionais.

 A repercussão a este convite foi altamente encorajadora, a julgar pelos e-mails de apoio e entusiasmo recebidos em resposta. No mês seguinte, fomos solicitados a dar divulgação desta iniciativa durante o “Encontro de Física da Matéria Condensada”, onde também houve manifestações, todas favoráveis a esta iniciativa. No final do mesmo mês, foi emitida uma segunda circular, com base no mesmo mailing list, dando a conhecer a rápida e positiva evolução desta empreitada. Na ocasião, se mencionava a possibilidade de divulgar a proposta criação da SBPMat na home page dos eventos CBECIMAT/ MICROMAT, programados para final deste ano. Em junho, foi emitida uma terceira circular para um mailing list mais abrangente que os anteriores, acompanhada de uma ficha eletrônica de cadastro, destinada a divulgar os objetivos básicos da SBPMat e identificar o perfil dos potenciais membros (futuros afiliados) com base num amplo questionário de palavras-chaves. A resposta também foi excelente, embora nem toda a comunidade tenha tido acesso a esta divulgação, em virtude de não termos conseguido disponibilizar este cadastro no site do CBECIMAT.

 Já recebemos mais de trezentos e-mails com cadastros de pré-afiliação à SBPMat ou com mensagens, quase todas favoráveis a este empreendimento (somente dois ou três apresentavam críticas). Na tentativa de otimizar várias sugestões, duas iniciativas iniciais foram programadas, a saber:

 a) Realização de reuniões regionais de discussão/ promoção da SBPMat;

 b) Formação de uma “Comissão Interdisciplinar de Materiais”, CIM, constituída por pesquisadores de representatividade no cenário nacional, dispostos a nos auxiliar nesta empreitada (listados abaixo).

 I.   Reuniões Regionais Já Realizadas

 As seguintes Reuniões Regionais sobre a criação da SBPMat foram divulgadas e realizadas: 

- Rio de Janeiro, RJ, na PUC-Rio, em 28/08/00;

- São Paulo, SP, no IPEN, em 31/08/00;

- Belo Horizonte, MG,  na UFMG, em 01/09/00;

- Recife, PE,  na UFPE, em  28/08/00;

- Canela, RS, durante o “Congresso IBMM 2000”, em 07/09/00;

- Florianópolis, SC, na UFSC, em 11/09/00;

- Joinville, SC, durante o “Congresso SULMAT 2000”, em 12/09/00;

- São Carlos, SP, no DEMa/ UFSCar, em 22/09/00.

 Todas essas reuniões têm sido altamente positivas. Por um lado, evidenciaram o entusiasmo da comunidade nesta empreitada e, por outro lado, possibilitaram a discussão e o esclarecimento de pontos ainda polêmicos, assim como a  apresentação de sugestões.

 II. Comissão Interdisciplinar de Materiais

 Esta comissão foi sugerida por vários colegas. Foi constituída por pesquisadores de liderança e expressão, partidários dessa iniciativa de fundar a SBPMat e, ao mesmo tempo, representativa das diversas regiões do país e das diferentes áreas de pesquisa em materiais, incorporando engenheiros, físicos e químicos, a saber:

 Aldo Craievich (USP)

Aloísio Klein (UFSC)

Angelo Padilha (USP)

Edgar Zanotto (UFSCar)

Elisa Baggio Saitovitch (CBPF)

Elson Longo (UFSCar)

Evando Mirra de Paula e Silva (CNPq)

Fernanda Coutinho (IMA)

Fernando Galembeck (UNICAMP)

Fernando Lázaro (PUC-Rio)

Guillermo Solórzano (PUC-Rio)

José A. Eiras (UFSCar)

José Arana Varela (UNESP)

Luis Henrique de Almeida (UFRJ)

Moni Behar (UFRGS)

Renato Jardim (USP)

Roberto Villas Bôas (CETEM)

Sergio  M. Rezende (UFPE)

Wander Vasconcelos (UFMG)

 Esta comissão poderá ser enriquecida com a participação de outros colegas de setores/ regiões ainda não representados  e que estejam  motivados a se engajar na fundação da SBPMat.

 

III. Objetivos da SBPMat

 Com base na proposta inicial e nas contribuições das diferentes reuniões setoriais, os seguintes objetivos gerais foram consolidados para a SBPMat :

 1.                 Contribuir para o progresso da pesquisa em materiais no Brasil, sob todos os seus aspectos.

2.                 Estimular a natureza interdisciplinar da pesquisa de materiais em escala nacional.

3.                 Promover e coordenar o intercâmbio de informações entre indivíduos e/ou instituições com interesse na interdisciplinaridade da pesquisa em materiais, incorporando as comunidades científico-acadêmica e industrial no país.

4.                 Organizar reuniões e eventos, periódicos ou não, que reflitam e estimulem o progresso da pesquisa em materiais no Brasil.

5.                 Constituir-se como sociedade representativa nacional e assessorar as agências governamentais no que tange a política e financiamento de pesquisa científica no Brasil.

6.                 Integrar-se efetivamente à comunidade internacional da área, colaborar ativamente com as sociedades afiliadas à IUMRS e promover no Brasil  congressos de escala e repercussão internacionais referentes à pesquisa em materiais.

7.                 Divulgar a Ciência e Engenharia de Materiais em todos os níveis, desde o ensino secundário até a pós–graduação, e à sociedade em geral.

 

IV.  Oportunidade do  CBECIMAT

 Tendo em vista a realização do CBECIMAT, juntamente com o MICROMAT, no próximo mês de dezembro, quando devem estar congregados centenas de pesquisadores de materiais, gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para divulgar a fundação da SBPMat e convidar aos presentes a participar na criação desta nova sociedade. Em virtude da tradição do CBECIMAT, se espera atingir um elenco altamente representativo em escala nacional. Embora vários dos presentes devam já estar informados e engajados nessa empreitada, acordamos com os organizadores desses eventos dar a conhecer aos participantes a proposta consolidada de fundação da SBPMat, num horário e local a serem especialmente reservados a esta finalidade. Esta reunião deverá apresentar e discutir os seguintes pontos:

 

- Objetivos gerais.

- Proposta de anuidades.

- Mecanismos para viabilizar objetivos.

- Propostas de comissões para levar a efeito diferentes iniciativas de interesse da comunidade.

- Formato de eventos, simposia, congressos, workshops e cursos patrocinados pela SBPMat.

- Participação do setor industrial.

- Incentivo ao ensino em materiais a nível pré e pós universitário.

- Proposta de regionais da SBPMat.

- Apresentação do modelo de estatutos da SBPMat.

- Apresentação da comissão “pro tempore”, para dirigir a SBPMat, enquanto os estatutos são consolidados até a convocação de eleições.

- Cronograma para fundação e registro da SBPMat.

 

V. Cronograma para  fundação e registro da SBPMat

 - Versão definitiva dos estatutos e regimento da SBPMat, no período dezembro/ 2000 a fevereiro/ 2001.

- Convocação de assembléia de fundação, visando  março/ 2001.

- Registro da SBPMat, março/ 2001.

- Divulgação ampla junto à comunidade para afiliação e recolhimento de anuidades, a partir de abril/ 2001.

- Início das atividades programadas para 2001 e preparativos para 2002.

  

Guillermo Solórzano                      Edgar Zanotto

DCMM/ PUC-Rio                  DEMa – UFSCar

Guilsol@dcmm.com.br      dedz@power.ufscar.br

 Esta mensagem foi divulgada à comunidade em novembro de 2000.

  

 


Contact Address

Universidade Federal de São Carlos

Departamento de Engenharia de Materiais

LaMaV - Laboratório de Materiais Vítreos

Rod. Washington Luiz, km 235

13565-905 - São Carlos - SP - Brazil

Tel: +55-16-33518556

Fax: +55-16-33615404

General Information: dedz@power.ufscar.br


Send mail to webmaster with questions or comments about this website.

LaMaV - Vitreous Materials Laboratory

Since 22 March, 1998.

Last update: 24 February, 2010